agenda do corretor de imóveis agenda do corretor de imóveis

Veja como organizar a agenda do corretor de imóveis

6 minutos para ler

A rotina de um profissional do setor de imóveis tende a ser bastante corrida, até mesmo em função de esse ser um segmento que costuma ter um dos ciclos de vendas mais extensos do mercado. Diante dessa realidade, saber como organizar a agenda do corretor de imóveis pode ser muito importante.

Para amenizar essa situação, é possível que a empresa e o próprio profissional adotem algumas atitudes pontuais, que ajudam a otimizar o tempo, sem que eles percam visibilidade ou prejudiquem o atendimento aos clientes. Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de conferir as dicas que preparamos a seguir.

Faça uma programação semanal

O primeiro passo para organizar a agenda do corretor de imóveis é fazer uma programação semanal, observando e analisando quais são as tarefas que precisarão ser executadas nos próximos dias. Isso faz com que ele possa definir melhor a sua logística e, se for o caso, reagendar compromissos ou realinhar estratégias com os outros funcionários da imobiliária.

Uma maneira interessante de fazer isso é reservar um momento no domingo, talvez à noite, ou mesmo na segunda-feira pela manhã na empresa para fazer as suas projeções, agendar eventuais reuniões, preparar uma visita para um cliente, montar uma apresentação e ajustar os seus horários para outros afazeres, evitando atrasos ou surpresas desagradáveis.

Organize as suas tarefas diárias

Uma vez que já esteja esboçada uma programação semanal e o corretor sabe, em linhas gerais, quais serão as suas principais tarefas durante esse período, organizar as atividades diárias passa a ser a próxima etapa. Ao fazer uma listagem de tarefas, a agenda é simplificada e você se fica mais bem preparado para enfrentar eventualidades e problemas que possam surgir.

Para isso, uma boa ideia é separar cada compromisso em tópicos, avaliando qual será o tempo necessário para cumpri-lo, qual será a logística e quais serão os recursos que você precisará empregar para ter sucesso em cada item. Lembre-se de que, se você trabalha em uma imobiliária, cruzar essas informações com as de outros funcionários é essencial.

Defina as principais metas

Todo corretor de imóveis que anseia pelo sucesso e não tem preguiça de se desafiar deve trabalhar com metas, especialmente quando ele atua em uma imobiliária. No entanto, para ter os melhores resultados, é importante ter em mente que os objetivos precisam ser realistas, considerando as oscilações do mercado e do comportamento de consumo dos clientes brasileiros.

Para determinar as metas, é importante fazer a si mesmo alguns questionamentos e avaliar dados, tais como o número de imóveis que o corretor conseguiu vender no último semestre, o percentual de sucesso que ele teve em suas apresentações para aluguel e a eficiência das últimas prospecções. Com esses elementos em mãos, é possível estabelecer novos alvos.

Otimize os deslocamentos

A produtividade do corretor é um fator primordial para o seu sucesso. Sendo assim, seria muito interessante que ele pudesse utilizar ferramentas para eliminar a necessidade de fazer muitos deslocamentos diários, não é mesmo? Pois isso pode ser feito com o uso da tecnologia e a criação de passeios virtuais, nos quais os clientes podem acessar remotamente as unidades de seu interesse por meio de um link.

Outro ponto relevante é que, além de conhecer os melhores e mais velozes trajetos da sua cidade e dos principais bairros de atuação de sua imobiliária, não dá para deixar de apostar no uso dos aplicativos de trânsito. A maioria deles é gratuita e contribui para evitar congestionamentos e engarrafamentos, especialmente para quem atua nos grandes centros urbanos.

Invista em cursos de aprimoramento

Muita gente cai no erro de achar que o corretor, depois que consegue a sua autorização para atuar na área, não precisa mais aprimorar as suas habilidades, visto que boa parte delas tende a ser inata. No entanto, o que vemos é exatamente o oposto, uma vez que os profissionais que apostam no aprimoramento constante geralmente se destacam no mercado.

Se você estiver preocupado com os custos, lembre-se de que existem formas de aprender que são gratuitas, como os fóruns e blogs na internet. Livros sobre vendas e até mesmo sobre psicologia humana também são uma boa alternativa, mas o interessante mesmo é fazer cursos específicos para esse segmento, e uma imobiliária de ponta certamente deve apostar nesse tipo de ação para seus colaboradores.

Aumente a sua disponibilidade

Em dias tão corridos como os de hoje, um profissional de corretagem pode muito bem perder um excelente cliente simplesmente porque ele não atendeu ao telefone ou não respondeu uma mensagem dentro do prazo adequado. A concorrência é imensa e a internet não perdoa, oferecendo opções em tempo real para qualquer comprador.

Sendo assim, aumentar a disponibilidade é uma alternativa quase obrigatória para quem quer ter êxito no setor de imóveis. Não hesite em apostar nos aplicativos de comunicação, pois eles são uma forma dinâmica e rápida de conversar com o público. Ter mais de uma linha de telefone, incluindo as pessoais e as da empresa — preferencialmente de operadoras diferentes — também é essencial.

Faça bom proveito da tecnologia

Além dos aplicativos de comunicação, a tecnologia também pode oferecer outras soluções muito vantajosas para um corretor de imóveis. Com ferramentas modernas, você pode, por exemplo, criar passeios virtuais de forma simples, rápida e eficiente.

Será possível disponibilizar um link para os seus clientes, de forma que eles possam observar uma casa, apartamento ou qualquer tipo de propriedade com visão em 360°, na qual ele pode até mesmo capturar imagens e conhecer muito bem o local, mesmo estando no trabalho ou no conforto de sua residência.

Seguindo essas dicas, é possível organizar a agenda do corretor de imóveis com muito mais eficiência!

Gostou de aprender como organizar a agenda do corretor de imóveis? Quer receber mais conteúdos como este? Então, não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta